“O conhecimento não provém, nem da criança, mas sim das interações entre a criança e os objetos.” Jean Piaget
Através da aprendizagem pela ação, viver experiências diretas e imediatas e retirar delas significado através da reflexão as crianças constroem o conhecimento que as ajuda a dar sentido ao mundo.
As crianças agem no seu desejo inato de explorar colocam questões sobre pessoas, materiais, acontecimentos e ideias que lhes provocam curiosidade e procuram as respostas, resolvem problemas e criam novas estratégias. As crianças envolvem-se invariavelmente em brincadeiras de faz de conta, a desempenhar papéis, a brincar com a linguagem, a construir relações com outras crianças e adultos.
Nesta fase do desenvolvimento as crianças atribuem sentido em relação ao mundo que as rodeia e ganham maior compreensão das relações que estabelecem com os outros. A complexidade e diversidade de fatores na base do desenvolvimento infantil levam a que não existam duas crianças iguais, pelo que, e de acordo com as orientações curriculares para o pré escolar não existem grupos homogéneos, mas sim grupos de crianças heterogéneos quer na idade quer nos interesses pessoais.